Pular para o conteúdo principal

Boaventura de Sousa Santos: os desafios contemporâneos da Universidade Pública

 

Para Boaventura as universidades públicas foram acarinhadas pela elite, pois as universidades públicas eram quem definiam o projeto do pais no plano intelectual, político e teórico.

Afirma que ao passar de 30 anos a universidade pública tinha perdido prioridade junto ao estado sob o pré-texto de uma crise financeira. Nestes 30 anos surgiu um projeto de desenvolvimento capitalista global chamado Neoliberalismo que traz a ideia que não deve haver projetos nacionais e a partir daí as universidades começaram a ter problemas no financiamento.

O sociólogo traz a ideia de que se não há um projeto nacional o projeto é global, logo esse projeto global precisa de elite, porem as para ter elite é preciso treina-las nas universidades globais. Souza Santos expõe que ao criar as universidades globais particularizaram-se e localizaram-se a maioria das universidades. Chegando à conclusão que a universidade deixou de treinar a elite perdendo assim a prioridade no financiamento do estado.

A universidade pública ao perder o apoio das elites, tiveram que construir outros apoios que só poderiam ser a classe média e a classe popular, assim lutando por outras alianças. Para ele as universidades públicas foram arrogantes durante muito tempo para com as classes populares por considera-los ignorantes, sem conhecimento cientifico.

Boa ventura finaliza afirmando que as universidades devem ser redemocratizadas e postas a serviço das classes populares, afirma que em 10 anos se não for feito, não haverá universidade, ou ela se redemocratiza ou se transforma em um negócio. Para terminar trás o pensamento otimista de que iremos ganhar esta luta.

Links:
https://youtu.be/rVHCMXvrS0w


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo : Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia, Capitulo 3, 3.8 Ensinar exige disponibilidade para o diálogo

Paulo Freire chama a atenção para a realidade em que o educador não sabe de tudo e que o seu saber não é inquestionável. Segundo ele a segurança do professor se baseia na convicção de que ele sabe algumas coisas, que ignora outras e assim a única certeza que ele possui é que pode saber melhor o que já sabe e conhecer o que ainda não sabe.      O autor põe em questão como formar os alunos sem se manter aberto ao contexto histórico, à realidade social e o contorno geográfico. Para ele não há dialogo se o aluno for tratado como um número, como um ponto em uma tabela. Freire insiste que o professor deve estar aberto ao contexto econômico, social e geográfico e esse saberes teóricos devem estar diretamente ligados ao saberes teóricos práticos da realidade em que os docentes e discentes trabalham. Segundo o autor as condições materiais em que os estudantes vivem estão ligadas diretamente a sua compreensão do mundo e sobe sua capacidade de aprender, assim validando a afirmação de que deve-se

Atividade Avalitativa Projeto de pesquisa:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA – Campus Jorge Amado       EDUCAÇÃO E CORONAVÍRUS:  os impactos sociais no processo de  alfabetização das crianças de uma escola pública da cidade de Camacã/BA       FABRICIA DE JESUS SANTOS JOELMA BARBOSA DE SOUZA MONICA MARIA DOS SANTOS RITA CÁSSIA NUNES DANTAS BEZERRA ROBERTO CARLOS FERREIRA BATISTA TIAGO DE ALMEIDA SANTOS TERGILENE VÂNIA DE ALMEIDA VIDAL WAGNER FREITAS E SILVA   https://docs.google.com/document/d/11zsX5_jPbCXlG0PNuAMvRO_nh80C-QLQ/edit?usp=sharing&ouid=105976124710047606849&rtpof=true&sd=true

Palestra: A Extensão Universitária em Debate Alex Mota dos Santos

 SOBRE O AUTOR             Possui Graduação em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná 92014). Tem experiência na aplicação de Geotecnologias, nomeadamente Sistema de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento por Satélite, Topografia, Geodésia, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto aplicados à educação, análise de recursos hídricos, vegetação, uso, ocupação do solo. Resenha:             A palestra de Alex Mota dos Santos apresenta o que é a extensão universitária, como funciona e qual a necessidade dela para a sociedade, a classificação das ações de extensão e também traz exemplos de extensões universitárias já realizadas.             O propósito da extensão universitária é uma ação que busca juntar os conhecimentos e as necessidades da sociedade e da universidade, formando assim uma interação ent