Pular para o conteúdo principal

Palestra: A Extensão Universitária em Debate Alex Mota dos Santos

 SOBRE O AUTOR

            Possui Graduação em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná 92014). Tem experiência na aplicação de Geotecnologias, nomeadamente Sistema de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento por Satélite, Topografia, Geodésia, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto aplicados à educação, análise de recursos hídricos, vegetação, uso, ocupação do solo.


Resenha:

            A palestra de Alex Mota dos Santos apresenta o que é a extensão universitária, como funciona e qual a necessidade dela para a sociedade, a classificação das ações de extensão e também traz exemplos de extensões universitárias já realizadas.

            O propósito da extensão universitária é uma ação que busca juntar os conhecimentos e as necessidades da sociedade e da universidade, formando assim uma interação entre elas. A extensão universitária não pode ser uma ação imposta pela universidade, mas deve ser uma ação em conjunto, buscando o diálogo entre universidade e sociedade em busca de encontrar um ponto em comum para que possa se desenvolver uma ação para tal.

            A extensão universitária é um processo cultural, cientifico, educativo, político e interdisciplinar que busca promover as interações transformadoras da universidade para com os setores da sociedade, setores esses que são por exemplo: Associações de moradores, Escolas, Polícia federal, Guarda municipal, entre outros.

            Alguns objetivos da extensão universitária na UFSB também são apresentados, como a ampliação das relações entre a UFSB e a sociedade, a integração entre ensino, pesquisa e extensão, a análise e fortalecimento das políticas públicas presentes na área de ação da UFSB, o desenvolvimento de ações que buscam divulgar o conhecimento cientifico e o incentivo a geração de produtos, serviços, técnicas e processos em conjunto com a sociedade civil do sul da Bahia.

            Apresenta alguns tipos de ações de extensão, são elas: Programas, Projetos, eventos, cursos, produtos e prestações de serviços. Essas são algumas ações de extensão que podem ser realizadas pela universidade com o propósito de alcançar o corpo social e disseminar o conhecimento cientifico.

            Ações de extensão apresentadas na palestra foram, A capacitação de professores de geografia em geotecnologias que atuavam no ensino fundamental da rede pública de Ji-Paraná-RO, I Encontro de Cartografia Cultural: Cartografia indígena em debate, Meninas nas Ciências, Ações nas escolas para a educação no trânsito.

            Conclui-se uma palestra que explica bem o que é a extensão universitária e aborda as diversas dúvidas sobre como funciona, para que serve e como é realizada. Sendo assim a própria palestra pode ser classificada como um evento de extensão universitária que busca interagir com o corpo social através dos meios comunicação que foram utilizados, no caso uma Live através no Youtube.

           

Fontes:

Sobre o autor: https://www.escavador.com/sobre/844327/alex-mota-dos-santos


Link da Palestra: https://youtu.be/6moNCfPZ8KU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo : Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia, Capitulo 3, 3.8 Ensinar exige disponibilidade para o diálogo

Paulo Freire chama a atenção para a realidade em que o educador não sabe de tudo e que o seu saber não é inquestionável. Segundo ele a segurança do professor se baseia na convicção de que ele sabe algumas coisas, que ignora outras e assim a única certeza que ele possui é que pode saber melhor o que já sabe e conhecer o que ainda não sabe.      O autor põe em questão como formar os alunos sem se manter aberto ao contexto histórico, à realidade social e o contorno geográfico. Para ele não há dialogo se o aluno for tratado como um número, como um ponto em uma tabela. Freire insiste que o professor deve estar aberto ao contexto econômico, social e geográfico e esse saberes teóricos devem estar diretamente ligados ao saberes teóricos práticos da realidade em que os docentes e discentes trabalham. Segundo o autor as condições materiais em que os estudantes vivem estão ligadas diretamente a sua compreensão do mundo e sobe sua capacidade de aprender, assim validando a afirmação de que deve-se

Atividade Avalitativa Projeto de pesquisa:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA – Campus Jorge Amado       EDUCAÇÃO E CORONAVÍRUS:  os impactos sociais no processo de  alfabetização das crianças de uma escola pública da cidade de Camacã/BA       FABRICIA DE JESUS SANTOS JOELMA BARBOSA DE SOUZA MONICA MARIA DOS SANTOS RITA CÁSSIA NUNES DANTAS BEZERRA ROBERTO CARLOS FERREIRA BATISTA TIAGO DE ALMEIDA SANTOS TERGILENE VÂNIA DE ALMEIDA VIDAL WAGNER FREITAS E SILVA   https://docs.google.com/document/d/11zsX5_jPbCXlG0PNuAMvRO_nh80C-QLQ/edit?usp=sharing&ouid=105976124710047606849&rtpof=true&sd=true