Síntese: ALMEIDA, Naomar. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: 2008. p. 194-223
Síntese
ALMEIDA, Naomar.
A
Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: 2008. p.
194-223
Raízes da Universidade Nova
Os impactos da reforma universitária
imposta pelo governo militar nos anos de 1960 foi um dos grandes problemas que
causaram a desordem no ensino universitário no Brasil, que foi seguido por uma
desregulação da educação em 1990. Oque causou uma concepção errônea sobre o que
é a universidade, e seu objetivo além do profissionalizante, a mudança social.
Se tornou comum nas universidades
brasileiras um conjunto de títulos e inúmeras nomenclaturas, como o próprio
autor afirma: “[...] uma arquitetura de formação universitária bastante
confusa, talvez sem similar no mundo, caracterizada por múltiplas titulações,
numerosas designações, produzidas em programas com reduzido grau de
articulação.” (p.194). Os programas de viés profissionalizantes mostram-se cada
vez menos flexíveis e não levam em conta as necessidades da sociedade.
Assim surgiu a necessidade de um
novo modelo de universidade, que supra as necessidades da sociedade, levando em
conta um viés profissionalizante e a formação da inteligência e da cultura
nacional.
Experimentos
Manifestou-se
diversos experimentos, o primeiro projeto foi em 2003 “Bacharelado em
Humanidades” proposto por Renato Janine Ribeiro na Universidade de São Paulo.
Mais tarde em
2004 surgiu no setor privado o “Curso de administração de Empresas” da
Faculdade Pitágoras inspirado no programa dos Liberal Arts Colleges dos EUA.
Desenvolveu-se
no setor público outro experimento na Universidade Federal do ABC, em São
Paulo. Iniciando com um Bacharelado em Ciências e Tecnologias, requisito que
antecede a formação de licenciatura em áreas básicas.
UFBA e a Universidade Nova
Em 2006 começou
um programa de trabalho que destaca o tema da reconstrução curricular com os
objetivos de: Abertura de cursos experimentais e interdisciplinares de
graduação, podendo ser não-profissionalizantes ou não-temáticos. Renovação do
ensino de graduação, por projetos acadêmicos pedagógicos consistentes que
diminuísse a barreira entre os níveis de ensino. Incentivo a mudanças
curriculares dos cursos que ainda não apresentavam propostas de atualização do
ensino de graduação.
Após discursões
em nível nacional a proposta de adesão da Universidade Federal da Bahia foi
aprovada pelos conselhos Superiores e Câmara de Graduação. Assim a UFBA começou
a apresentar uma nova opção de formação baseada em Ciclos e Módulos. A proposta
hoje denominada como Universidade Nova.
Bacharelado Interdisciplinar
Surge como uma
nova modalidade de curso de graduação caracterizada por construir uma formação
geral humanística, cientifica e artística e o aprofundamento em um campo de
conhecimento constituindo assim a etapa inicial dos estudos superiores.
Com o objetivo de desenvolver
habilidades que possam promover o desenvolvimento de ferramentas cognitivas que
dão autonomia para a aprendizagem ao longo da vida visando a vida social em
toda sua amplitude.
Podendo-se ser definido como um
curso de formação interdisciplinar, funcionando como requisito para a formação
profissional de graduação e a formação cientifica ou artística de
pós-graduação.
Tendo duração ideal de 6 semestres,
com carga horaria total mínima de 2.400 horas o Bacharelado Interdisciplinar
tem como estrutura base conceitos de Bloco e Eixo curricular. São oferecidas
quatro modalidades, compreendendo grandes áreas de conhecimento como: Artes,
Humanidades, Ciência e Tecnologia, Saúde.
Modo de Ingresso
Algumas hipóteses propostas para o
ingresso no Bacharelado Interdisciplinar de maneira que vise a seleção e não
funcione como modelo de seleção/exclusão foram: desenvolver um exame especial
para a seleção de alunos como por exemplo, um Exame Geral de Capacidade e
Potencial.
Outra maneira de
ingresso seria o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com mudanças com o
objetivo de selecionar alunos para a universidade. O ENEM usa um método que
possibilita identificar potencial, talento, capacidade interpretativa,
competência, habilidade, mais que memorização ou informação acumulada. Por
exemplo todas as informações necessárias para resolver as questões do ENEM
dever ser incluídos no enunciado, assim distanciando-se da memorização e o
acumulo de informação.
Modelo e seus Impactos
Seus impactos
são: flexibilização do curricular através do aumento de componentes optativos
que proporcionarão aos estudantes a escolha de seus modos de aprendizagem;
aumento da base dos estudos superiores, permitindo uma ampliação do
conhecimento e competências; prorroga a escolha precoces de profissões que
causam prejuízos individuais e institucionais e a redução das evasões do ensino
público superior.
Currículos dos cursos no Modelo Universidade Nova
São construídos
com base nos seguintes princípios: Flexibilidade, Autonomia, Articulação e
Atualização.
Flexibilidade
contrapondo-se à rigidez dos currículos tradicionais, que só admitem
possibilidades pré-fixas de formação especializada;
Autonomia
competência necessária a profissionais que atuarão numa realidade em permanente
transformação;
Articulação como
foco no dialogo interdisciplinar entre os campos de saber, constituindo a
superação da visão fragmentada do conhecimento;
Atualização
trata-se da oferta de componentes curriculares de modo a garantir ajustes
programáticos periódicos que contemplem os avanços científicos e tecnológicos,
as inovações artísticas e novidades no campo do conhecimento.
Wagner: atente para a necessidade de citar as fontes de onde tirou o texto, mesmo quando são pequenos trechos.
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