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Síntese: ALMEIDA, Naomar. A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: 2008. p. 194-223

 

Síntese

ALMEIDA, Naomar.  A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova. Coimbra: 2008. p. 194-223

 

Raízes da Universidade Nova

            Os impactos da reforma universitária imposta pelo governo militar nos anos de 1960 foi um dos grandes problemas que causaram a desordem no ensino universitário no Brasil, que foi seguido por uma desregulação da educação em 1990. Oque causou uma concepção errônea sobre o que é a universidade, e seu objetivo além do profissionalizante, a mudança social.

            Se tornou comum nas universidades brasileiras um conjunto de títulos e inúmeras nomenclaturas, como o próprio autor afirma: “[...] uma arquitetura de formação universitária bastante confusa, talvez sem similar no mundo, caracterizada por múltiplas titulações, numerosas designações, produzidas em programas com reduzido grau de articulação.” (p.194). Os programas de viés profissionalizantes mostram-se cada vez menos flexíveis e não levam em conta as necessidades da sociedade.

            Assim surgiu a necessidade de um novo modelo de universidade, que supra as necessidades da sociedade, levando em conta um viés profissionalizante e a formação da inteligência e da cultura nacional.

Experimentos

Manifestou-se diversos experimentos, o primeiro projeto foi em 2003 “Bacharelado em Humanidades” proposto por Renato Janine Ribeiro na Universidade de São Paulo.

Mais tarde em 2004 surgiu no setor privado o “Curso de administração de Empresas” da Faculdade Pitágoras inspirado no programa dos Liberal Arts Colleges dos EUA.

Desenvolveu-se no setor público outro experimento na Universidade Federal do ABC, em São Paulo. Iniciando com um Bacharelado em Ciências e Tecnologias, requisito que antecede a formação de licenciatura em áreas básicas.

UFBA e a Universidade Nova

            Em 2006 começou um programa de trabalho que destaca o tema da reconstrução curricular com os objetivos de: Abertura de cursos experimentais e interdisciplinares de graduação, podendo ser não-profissionalizantes ou não-temáticos. Renovação do ensino de graduação, por projetos acadêmicos pedagógicos consistentes que diminuísse a barreira entre os níveis de ensino. Incentivo a mudanças curriculares dos cursos que ainda não apresentavam propostas de atualização do ensino de graduação.

Após discursões em nível nacional a proposta de adesão da Universidade Federal da Bahia foi aprovada pelos conselhos Superiores e Câmara de Graduação. Assim a UFBA começou a apresentar uma nova opção de formação baseada em Ciclos e Módulos. A proposta hoje denominada como Universidade Nova.

Bacharelado Interdisciplinar

            Surge como uma nova modalidade de curso de graduação caracterizada por construir uma formação geral humanística, cientifica e artística e o aprofundamento em um campo de conhecimento constituindo assim a etapa inicial dos estudos superiores.

            Com o objetivo de desenvolver habilidades que possam promover o desenvolvimento de ferramentas cognitivas que dão autonomia para a aprendizagem ao longo da vida visando a vida social em toda sua amplitude.

            Podendo-se ser definido como um curso de formação interdisciplinar, funcionando como requisito para a formação profissional de graduação e a formação cientifica ou artística de pós-graduação.

            Tendo duração ideal de 6 semestres, com carga horaria total mínima de 2.400 horas o Bacharelado Interdisciplinar tem como estrutura base conceitos de Bloco e Eixo curricular. São oferecidas quatro modalidades, compreendendo grandes áreas de conhecimento como: Artes, Humanidades, Ciência e Tecnologia, Saúde.

Modo de Ingresso

            Algumas hipóteses propostas para o ingresso no Bacharelado Interdisciplinar de maneira que vise a seleção e não funcione como modelo de seleção/exclusão foram: desenvolver um exame especial para a seleção de alunos como por exemplo, um Exame Geral de Capacidade e Potencial.

Outra maneira de ingresso seria o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com mudanças com o objetivo de selecionar alunos para a universidade. O ENEM usa um método que possibilita identificar potencial, talento, capacidade interpretativa, competência, habilidade, mais que memorização ou informação acumulada. Por exemplo todas as informações necessárias para resolver as questões do ENEM dever ser incluídos no enunciado, assim distanciando-se da memorização e o acumulo de informação.

Modelo e seus Impactos

Seus impactos são: flexibilização do curricular através do aumento de componentes optativos que proporcionarão aos estudantes a escolha de seus modos de aprendizagem; aumento da base dos estudos superiores, permitindo uma ampliação do conhecimento e competências; prorroga a escolha precoces de profissões que causam prejuízos individuais e institucionais e a redução das evasões do ensino público superior.

Currículos dos cursos no Modelo Universidade Nova

            São construídos com base nos seguintes princípios: Flexibilidade, Autonomia, Articulação e Atualização.

Flexibilidade contrapondo-se à rigidez dos currículos tradicionais, que só admitem possibilidades pré-fixas de formação especializada;

Autonomia competência necessária a profissionais que atuarão numa realidade em permanente transformação;

Articulação como foco no dialogo interdisciplinar entre os campos de saber, constituindo a superação da visão fragmentada do conhecimento;

Atualização trata-se da oferta de componentes curriculares de modo a garantir ajustes programáticos periódicos que contemplem os avanços científicos e tecnológicos, as inovações artísticas e novidades no campo do conhecimento.

Comentários

  1. Wagner: atente para a necessidade de citar as fontes de onde tirou o texto, mesmo quando são pequenos trechos.

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