Pular para o conteúdo principal

Inteligência coletiva de Pierre Lévi


Em seus estudos Pierre Lévi aborda sobre a influência da tecnologia na esfera da comunicação e a importância dela na evolução da cultura. O sociólogo também defende que todo indivíduo tem sua inteligência acumulada através das vivencias que o já passou, vivencias essas que funcionam como interação Social.

Pierre afirma também que essa inteligência é distribuída entre todos os indivíduos, sendo assim não é direcionada a um único indivíduo privilegiado. Para ele o saber está na humanidade e todos os indivíduos tem a inteligência, afirma que é impossível um indivíduo não tenha nada para contribuir com a sua inteligência.

O pesquisador fala sobre os ciberespaço, que ajuda a potencializar a inteligência coletiva, através de redes sociais, chats, fóruns, onde as pessoas podem expor suas ideias e também confrontar a ideia dos outros, assim criando uma espécie de competição. Sendo assim, as redes sociais server para que o indivíduo exponha sua inteligência, conhecimento e vivencia de mundo, gerando um compartilhamento de informações, ajudando na construção do conhecimento coletivo.

Sendo assim a Inteligência coletiva não ocorre somente no ciberespaço, ele é um potencializado da inteligência coletiva. Entende-se que em uma conversa pessoal, o indivíduo pode se intimidar a expor o seus conhecimentos, logo em um fórum ou chat o indivíduo se sente mais seguro para apresentar suas ideias e conhecimentos e também para receber seus confrontos ou confrontar ideias de outros.



Videos relacionados:

Pierre Lévy e a Cibercultura
https://youtu.be/ZYg70y6p3v8

Pierre Lévy - Inteligência coletiva na prática (Ative as legendas)
https://youtu.be/zovtnO7da4I

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo : Paulo Freire; Pedagogia da Autonomia, Capitulo 3, 3.8 Ensinar exige disponibilidade para o diálogo

Paulo Freire chama a atenção para a realidade em que o educador não sabe de tudo e que o seu saber não é inquestionável. Segundo ele a segurança do professor se baseia na convicção de que ele sabe algumas coisas, que ignora outras e assim a única certeza que ele possui é que pode saber melhor o que já sabe e conhecer o que ainda não sabe.      O autor põe em questão como formar os alunos sem se manter aberto ao contexto histórico, à realidade social e o contorno geográfico. Para ele não há dialogo se o aluno for tratado como um número, como um ponto em uma tabela. Freire insiste que o professor deve estar aberto ao contexto econômico, social e geográfico e esse saberes teóricos devem estar diretamente ligados ao saberes teóricos práticos da realidade em que os docentes e discentes trabalham. Segundo o autor as condições materiais em que os estudantes vivem estão ligadas diretamente a sua compreensão do mundo e sobe sua capacidade de aprender, assim validando a afirmação de que deve-se

Atividade Avalitativa Projeto de pesquisa:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA – Campus Jorge Amado       EDUCAÇÃO E CORONAVÍRUS:  os impactos sociais no processo de  alfabetização das crianças de uma escola pública da cidade de Camacã/BA       FABRICIA DE JESUS SANTOS JOELMA BARBOSA DE SOUZA MONICA MARIA DOS SANTOS RITA CÁSSIA NUNES DANTAS BEZERRA ROBERTO CARLOS FERREIRA BATISTA TIAGO DE ALMEIDA SANTOS TERGILENE VÂNIA DE ALMEIDA VIDAL WAGNER FREITAS E SILVA   https://docs.google.com/document/d/11zsX5_jPbCXlG0PNuAMvRO_nh80C-QLQ/edit?usp=sharing&ouid=105976124710047606849&rtpof=true&sd=true

Palestra: A Extensão Universitária em Debate Alex Mota dos Santos

 SOBRE O AUTOR             Possui Graduação em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2005), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2007) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná 92014). Tem experiência na aplicação de Geotecnologias, nomeadamente Sistema de Informação Geográfica, Sistema de Posicionamento por Satélite, Topografia, Geodésia, Cartografia Digital e Sensoriamento Remoto aplicados à educação, análise de recursos hídricos, vegetação, uso, ocupação do solo. Resenha:             A palestra de Alex Mota dos Santos apresenta o que é a extensão universitária, como funciona e qual a necessidade dela para a sociedade, a classificação das ações de extensão e também traz exemplos de extensões universitárias já realizadas.             O propósito da extensão universitária é uma ação que busca juntar os conhecimentos e as necessidades da sociedade e da universidade, formando assim uma interação ent